sexta-feira, 30 de março de 2018

Aos 95 anos, idosa segue tradição e não toma banho na Semana Santa: 'essa roupa vou ficar até o final de sexta-feira'

Dias são dedicados à reflexão e oração. 'Mantenho essa rotina até hoje', diz Angélica Ribeiro que vive com a família em Cruzeiro do Sul.


Por Adelcimar Carvalho, G1 AC, Cruzeiro do Sul
 José Ramos de Araújo, de 65anos, segue uma rotina religiosa na Semana Santa (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)  José Ramos de Araújo, de 65anos, segue uma rotina religiosa na Semana Santa (Foto: Adelcimar Carvalho/G1) José Ramos de Araújo, de 65anos, segue uma rotina religiosa na Semana Santa (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)
Na casa da aposentada Angélica Ribeiro da Silva, de 95 anos, todo mundo tem que seguir à risca às tradições da Semana Santa. Católica fervorosa, ela não toma banho, não pega em dinheiro, nem varre a casa nos dias santos. Lá, na Quinta e Sexta-feira Santa ninguém faz nada, só esta liberado fazer orações.
“Na Semana Santa não tomo banho, não varro casa, não me incomodo com a vida dos vizinhos, vivo da minha maneira. Nasci e me criei vendo meu pai viver a Semana Santa, como santa mesmo, não consentia ninguém jogar, fazer farra, brincar, fazer os afazeres domésticos e mantenho essa rotina até hoje. Essa roupa que estou vou ficar até o final da Sexta-feira Santa”, diz a aposentada.
Angélica exige também que seus antigos costumes católicos sejam preservados em casa. O filho José Ramos de Araújo, de 65anos, aprendeu isso desde pequeno. Então, nesse período dorme em uma cama separada da esposa e também não recebe, cobra ou paga contas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário