sábado, 28 de janeiro de 2017

Variação do tipo de terreno nos treinos é benéfico aos corredores. Entenda

Mudar a característica da corrida alterna os pontos de stress sobre o corpo e ajuda a prevenir lesões causadas pela sobrecarga. Fisioterapeuta Raquel Castanharo explica

Por Jundiaí, SP
A corrida é um esporte que cada vez se torna mais popular, que traz muitos benefícios para seus praticantes, mas que também tem um alto índice de lesões articulares e musculares. A grande maioria dessas lesões acontecem por sobrecarga repetitiva, ou seja, o corpo vai sofrendo um pouco a cada passada, a cada treino, até que seu limite seja ultrapassado e a lesão acontece. Quanto maior a repetitividade do movimento e do treino, mais essa sobrecarga vai se acumulando e prejudicando o corredor.
Corrida sem variação pode sobrecarregar pontos de stress no corpo (Foto: iStock Photo)Corrida sem variação pode sobrecarregar pontos de stress no corpo (Foto: iStock Photo)

Por essas características das lesões, pequenas variações no movimento durante a corrida são benéficas para reduzir o risco de lesões, pois diminui a característica extremamente repetitiva dos treinos. Isso pode ser conseguido através do uso de tênis diferentes, da mudança do padrão de pisada, ou da forma mais simples, que é a variação do tipo de terreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário