quarta-feira, 23 de abril de 2014

Câmara chama ex-dirigentes da Petrobras e dois ministros

Comissões aprovaram convites para Gabrielli, Cerveró, Mantega e Adams.
Deputados querem explicações sobre compra de refinaria nos EUA.


As comissões de Relações Exteriores, Desenvolvimento Econômico e Fiscalização e Controle da Câmara aprovaram nesta quarta-feira (23) convites para que o ex-presidente da Petrobras Sergio Gabrielli explique aos parlamentares a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA).
Além disso, a Comissão de Relações Exteriores também aprovou convites, com a mesma finalidade, ao ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró e aos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União).
Por se tratar de convites, os quatro podem optar por comparecer ou não.
Gabrielli comandava a estatal em 2006, ano em que a companhia adquiriu metade da refinaria da empresa belga Astra Oil. A operação gerou prejuízo de US$ 530 milhões à Petrobras.
Gabrielli falou em São Paulo (Foto: Darlan Alvarenga/G1) 
O ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli (Foto:
Darlan Alvarenga/G1)
No caso de Cerveró, se aceitar o convite, ele falará na Câmara pela segunda vez. Em depoimento aos deputados na última quarta-feira (16), ele disse que não houve por parte da antiga direção da empresa a intenção de "enganar ninguém" ao omitir duas cláusulas importantes do Conselho de Administração.
Em relação aos ministros Mantega e Adams, eles foram convidados para explicar seu "envolvimento" na elaboração da ata da reunião do Conselho de Administração da Petrobras que avalizou a compra da refinaria, em 2006, segundo afirmou o autor do requerimento, deputado Claudio Cajado (DEM-BA).
“Já que a CPI [da Petrobras] está tendo inúmeros entraves, queremos esclarecer as dúvidas acerca do assunto”, disse o parlamentar baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário