domingo, 10 de junho de 2012



Brasil dá o troco, vence a Polônia e assume a liderança na Liga Mundial

Em sua melhor atuação até aqui, seleção supera jogo de nervos com rivais, ganha por 3 sets a 1 e vai buscar a classificação para a fase final na Finlândia

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP

Não que tenha sido um jogo tranquilo. Volta e meia, na rede, brasileiros e poloneses trocavam olhares e palavras não muito amistosas. As comemorações também eram sempre feitas de forma mais explosiva. Mas, apesar do clima de provocações que antecedeu a partida, o Brasil soube controlar bem os nervos. Sem se intimidar e com sua melhor atuação até aqui, a seleção foi soberana contra a Polônia neste domingo. Venceu com autoridade, por 3 sets a 1 (26/24, 25/17, 23/25 e 25/23) e tomou a liderança do grupo B da Liga Mundial, no ginásio poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo.
A vitória dá ao Brasil a condição de depender apenas de si próprio para avançar à fase final da Liga Mundial. Com o resultado, a seleção soma 21 pontos, à frente dos poloneses, que têm 20. Apenas o primeiro lugar de cada grupo e o melhor segundo lugar geral vão brigar pelo título em Sofia, na Bulgária. A disputa do grupo B termina na próxima semana, com os jogos em Tampere, na Finlândia.
Wallace sobe para enfrentar o bloqueio polonês (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)
O jogo
Bernardinho já havia dado dicas de que poderia mudar o time logo após a vitória contra o Canadá. Neste domingo, o treinador mandou Bruninho, Dante e Lucão para quadra, nos lugares de Ricardinho, Thiago Alves e Rodrigão. Mas o primeiro ponto foi polonês, com Bartman. Os rivais abriram 2/0, e Wallace abriu a contagem brasileira ao explorar o bloqueio. A seleção conseguiu chegar ao empate depois de um erro dos adversários, mas, no primeiro tempo técnico, era a Polônia que tinha vantagem: 8/7, depois de ponto de Bartman.
Sidão, após bola rápida de Bruninho, deixou tudo igual novamente (9/9). Em um ace de Murilo, o Brasil passou pela primeira vez à frente no placar. Foi por pouco tempo. Dante ficou no bloqueio, e a Polônia retomou a liderança. Assim como nos outros jogos, o Brasil errava saques seguidos e falhava na recepção. Os poloneses, então, abriram 16/14.
O Brasil voltou a empatar pela vibração de Murilo, em bloqueio duplo com Sidão (16/16). A virada veio também em um bloqueio, de Bruninho, que vibrou muito. O Brasil abriu vantagem após erro polonês e saque de Sidão, sem recepção do outro lado. Mas, em duas falhas em sequência, a Polônia encostou e, com dois pontos seguidos de Kurek, tomou a frente no placar novamente. Após bronca de Bernardinho, o Brasil conseguiu a virada e chegou ao set point depois de ataque para fora de Bartman. Os poloneses conseguiram salvar o primeiro, mas um bloqueio de Théo e uma condução de Bartman deu a vitória da parcial para os donos da casa: 26/24.
vbôlei brasil polônia liga mundial (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Seleção comemora ponto contra os poloneses (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
O Brasil voltou ainda melhor para o segundo set. Wallace, na paralela, abriu a contagem. Na sequência, Murilo ampliou com um bloqueio. Um ace de Wallace fez com que a seleção abrisse três pontos de vantagem (7/4). Depois de um erro de saque de Kurek, os donos da casa foram para o primeiro tempo técnico com 8/5.
Àquela altura, o Brasil fazia uma partida praticamente perfeita. Bem em todos os fundamentos, a seleção não dava chances à principal arma dos poloneses, o oposto Bartman. Com tranquilidade, foi construindo o placar e animando a torcida. Murilo, ao explorar o bloqueio rival, levou o Brasil ao set point (24/16). A Polônia salvou um, mas a diferença era muito grande. Murilo, mais uma vez explorando o bloqueio, fechou a tampa: 25/17.
vbôlei murilo brasil polônia liga mundial (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Fundamental na vitória, Murilo comemora ponto
do Brasil (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Com um ataque de Jarosz, a Polônia abriu o placar no terceiro set. Wallace repondeu com uma linda diagonal. Os rivais abriram 4/2, e o Brasil foi buscar o empate. A Arbitragem flagrou uma condução de Bruninho, mas o levantador se recuperou na sequência, em belo passe para Wallace marcar. Foi a Polônia, porém, que foi para o primeiro tempo técnico em vantagem (8/7), ao explorar o bloqueio brasileiro. No lance, as provocações das outras partidas deu lugar ao fair play. Bruninho tropeçou no pé de Kubiak ao descer na rede e foi ao chão. No mesmo instante, o rival passou para o outro lado da quadra para ajudar o brasileiro a se levantar.
O jogo continuava tenso, mas o Brasil cresceu. Na largadinha de Thiago Alves, a seleção abriu 12/10 e incendiou o ginásio em São Bernardo do Campo. Só que os poloneses conseguiram se recuperar. Aproveitaram um momento de desatenção dos donos da casa e abriram 20 a 17. Os brasileiros conseguiram equilibrar a partida mais uma vez e chegaram ao empate em bela bola de Thiago Alves (21/21). A Polônia conseguiu chegar ao set point em ataque errado de Thiago Alves. Depois, um novo erro de Théo deu fim à parcial: 25/23 para os visitantes.
O clima esquentou logo na volta à quadra. Em um bloqueio de Kubiak, os poloneses pediram bola dentro, mas a arbitragem deu ponto para o Brasil. Serginho, com o dedo apontado para o rival, foi para a rede discutir. Com o jogo equilibrado, a seleção foi para o primeiro tempo técnico em vantagem (8/7).
Os poloneses continuavam dificultando o jogo brasileiro, mas, na garra, a seleção conseguiu abrir vantagem: 12/9, depois de ataque de Wallace. Aos poucos, o Brasil passou a controlar o jogo e disparar no placar. Ao explorar o bloqueio rival, Wallace fez 21/16 para a seleção. As discussões na rede aumentaram. Mas o nervosismo pesou mais para o lado polonês. Sem dar chance aos rivais, o time de Bernardinho fechou o jogo em 25/23, depois de um ponto de Lucão, sem defesa do outro lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário