Secretaria de Saúde diz que vacinação de idosos começa na quarta-feira (10) no RN; veja calendário
Imunização começará com idosos com 75 anos ou mais acamados, e deve seguir com pessoas com 90 anos ou mais. Grupos mais novos devem ser vacinados em seguida.
Por G1 RN
Vacinação de idosa — Foto: Vanessa Fernandes/G1
Embora alguns municípios do Rio Grande do Norte já tenham começado a vacinar idosos, a Secretaria de Saúde do estado emitiu uma nota técnica com um escalonamento e calendário de vacinação deste grupo. O foco são as pessoas com 75 anos ou mais. De acordo com o documento, a vacinação deve começar nesta quarta-feira (10).
Ainda segundo a recomendação, profissionais de saúde que não são da linha de frente só deverão ser vacinados após os idosos com 75 anos ou mais. O governo começou nesta segunda-feira (8) a distribuição de 46.700 doses da vacina Coronavac recebidas neste domingo (7), além de vacinas para segunda aplicação em trabalhadores da saúde.
Calendário
- Pessoas acamadas com 75 anos ou mais - 10 a 12 de fevereiro
- Pessoas com 90 anos ou mais - 17 a 19 de fevereiro
- Pessoas com 85 a 89 anos - a partir do dia 22 de fevereiro, caso o município disponha de doses remanescentes
- Pessoas com 80 a 84 anos - após finalizar a faixa etária de 85 a 89 anos, caso o município disponha de doses remanescentes
- Pessoas com 75 a 79 anos - após finalizar a faixa etária de 80 a 84 anos, caso o município disponha de doses remanescentes
"De acordo com o número de idosos dessa faixa etária no município pode haver necessidade de mais dias ou menos dias para proceder a cada etapa referente à vacinação específica para essa idade. Assim, os municípios têm autonomia para elaborar cronograma próprio desde que respeite a ordem decrescente de idade para a vacinação, isto é, do mais idoso para o menos idoso", afirmou a Sesap.
De acordo com a Sesap, as prefeituras que só devem passar para a faixa etária “menor” quando esgotar todos os idosos referentes à faixa etária anterior e as estratégias desenvolvidas devem garantir o acesso a todos os idosos e idosas, inclusive: indígenas, quilombolas, população de zona rural e em situação de rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário