domingo, 17 de abril de 2016

Em frenético GP da China, Nico faz a sena. Massa segura Hamilton e é 6º

Enquanto alemão passeia na frente, resto do pelotão se digladia atrás. Vettel toca em Raikkonen na largada, mas chega em 2º. Kvyat fecha pódio. Felipe Nasr fica em 20º

Por Xangai, China


Disputas, toques, bicos quebrados, pneus furados, variadas estratégias e muitas, muitas trocas de posições marcaram um empolgante GP da China, válido pela 3ª etapa da temporada. E mesmo em meio a tanto frenesi, nada parece atingir o líder do campeonato Nico Rosberg, que segue 100% em 2016. Pole position, o alemão da Mercedes só precisou se preocupar na largada, quando foi ultrapassado por Daniel Ricciardo. Mas logo o australiano da RBR saiu de seu caminho, com um pneu furado. Daí em diante, enquanto a anarquia reinava em seus retrovisores, Rosberg disparava para uma vitória acachapante com 40s de vantagem para o segundo colocado. Assista aos melhores momentos no vídeo acima. Foi seu terceiro triunfo no ano, o sexto consecutivo levando em conta o fim do campeonato de 2015 - a quarta melhor sequência da história da Fórmula 1. Pela 17ª vez no alto do pódio, Nico passa Stirling Moss como o não campeão com mais vitórias na categoria. Se continuar nesse embalo, porém, o título tem grandes chances de vir no fim do ano: ele está disparado na liderança com 75 pontos de 75 possíveis.
ATUAÇÕES: Confira as notas dos pilotos no GP da China
- Nem vi nada (disputas que aconteciam atrás), não faço ideia. Sabia da vantagem e busquei aumentá-la o máximo possível. Fico feliz que funcionou. Foi um grande fim de semana. Tudo funcionou bem, a estratégia, os pneus - destacou Rosberg.
Nico Rosberg comemora vitória no pódio do GP da China (Foto: Reuters) 
 Nico Rosberg comemora vitória no pódio
do GP da China (Foto: Reuters)

O segundo lugar ficou com Sebastian Vettel. O alemão quase teve a corrida comprometida após bater em seu companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen, na primeira curva, mas reagiu rápido e evitou maiores prejuízos. Quem completou o pódio foi Daniil Kvyat, da RBR, graças a uma grande largada, onde pulou de sexto para terceiro. Vettel não foi o único a protagonizar uma corrida de recuperação neste domingo. Inspiradíssimo, Daniel Ricciardo conseguiu chegar em quarto após o azar com o pneu. Kimi Raikkonen caiu para as últimas posições com o incidente na volta inicial, mas ainda terminou quinto. Já Lewis Hamilton, que largara em último, apostou em uma ousada tática de cinco paradas, foi escalando o pelotão, até parar em Felipe Massa, terminando em sétimo.  
Daniel Ricciardo furou o pneu quando liderava GP da China (Foto: Divulgação ) 
 Daniel Ricciardo furou o pneu quando
liderava GP da China (Foto: Divulgação )
O brasileiro da Williams, diga-se de passagem, foi um dos grandes destaques da prova. Largou bem, pulando de décimo para sétimo e chegou a figurar em segundo lugar no troca-troca de posições, enquanto adiava ao máximo o primeiro pit stop. Acertando a mão na estratégia de três paradas, manteve-se nas primeiras posições. Na reta final da prova, infernizou a vida de Hamilton. Jogando duro, fechou as portas de todos os jeitos e não deixou o inglês lhe tomar o sexto lugar.
Seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, não teve o mesmo sucesso. Apesar de ter largado em quinto, fez uma corrida apática, foi superado por Max Verstappen e Carlos Sainz, da STR, nas voltas finais e fechou a zona de pontuação, em décimo, chegando pela terceira vez atrás de Massa. Em uma tão corrida movimentada, poucos pilotos não se divertiram. Um deles foi Felipe Nasr. O jovem da Sauber largou em 16º, mas não conseguiu manter um ritmo forte com seu problemático carro e terminou em 20º, à frente de Rio Haryanto (Manor)  e Jolyon Palmer (Renault). Detalhe: apesar de tanta confusão, todos os pilotos completaram a prova.
resultado do gp da china
Resultado GP DA CHINA (Foto: Reprodução / F1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário