sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ensino piora na rede municipal

No momento em que estados e municípios vivem a expectativa de uma nova avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em novembro, um estudo encomendado pelo jornal Estadão, à consultoria Meritt Educacional, revela queda no desempenho dos alunos em duas edições consecutivas - 2011 e 2013 - do Ideb. No Rio Grande do Norte, pelo menos sete municípios registraram piora acentuada e estão longe das metas estabelecidas pelo MEC. Especialistas em educação defendem que o resultado reflete não apenas falta de recursos, mas problemas de gestão e falta de planejamento.

O levantamento divulgado ontem,  considera os anos finais do ensino fundamental. A piora foi verificada em 294 municípios de todo o país e em 159 redes municipais de ensino indicou uma tendência a declínio, com os números inferiores aos registrados em 2009. SP lidera o ranking. O Ideb é realizado a cada dois anos.

Areia Branca, Arês, Coronel Ezequiel, Itajá, Felipe Guerra, Lajes Pintadas e Rodolfo Fernandes, apresentam  recuo médio de -0,6, a cada ano, em relação a avaliação anterior, segundo o estudo. Estes municípios não atingiram a meta nas últimas três edições. Além do mau desempenho, estas sete  cidades têm em comum o IDH – índice de desenvolvimento humano - classificado como médio (de 0,604 até 0,694).

Nenhum comentário:

Postar um comentário