terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Fifa aprova tecnologia da linha do gol nas Confederações e na Copa de 2014

Objetivo da entidade é apoiar os árbitros em situações difíceis. Empresas interessadas serão convidadas a visitar as cidades-sedes no Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Zurique, Suíça
Depois de uma implementação bem sucedida de tecnologia na linha do gol (GLT), no Mundial de Clubes no Japão, realizado em dezembro de 2012 e conquistado pelo Corinthians, a Fifa anunciou na manhã desta terça-feira que a inovação também será usada na Copa das Confederações deste ano e na Copa do Mundo de 2014, ambas no Brasil.

Diante das diferentes tecnologias disponíveis no mercado, a Fifa abriu concorrência nesta terça-feira estabelecendo os requisitos técnicos para ambas as competições. Estão convidados a apresentar propostas os dois fornecedores já licenciados (Hawkeye e GoalRef) e outras empresas atualmente em processo de licenciamento.
Em meados de março, as companhias interessadas serão chamadas a participar de uma visita de inspeção às sedes da Copa das Confederações. A decisão final será confirmada em abril.
bola chip FIFA Mundial  (Foto: AFP)Chip na bola permite que os árbitros recebam um alerta de gol durante um lance duvidoso (Foto: AFP)
Durante a Soccerex, realizada ano passado, no Rio de Janeiro, a Fifa apresentou as duas tecnologias testadas no Mundial de Clubes do Japão. Em ambos os casos, dispositivos emitem um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassa a linha do gol.

A decisão do uso do chip em bolas não torna a ação obrigatória, e as confederações nacionais estão livres para colocarem em prática ou não a nova regra. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse na ocasião que a Fifa deixará a tecnologia como legado para o Brasil nos 12 estádios da Copa de 2014.
Linha do gol tecnologia bola Fifa (Foto: Reprodução / FIFA) teste de tecnologia da linha do gol são feitas com frequência pela Fifa (Foto: Reprodução / FIFA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário