sexta-feira, 27 de março de 2015

RN não tem traje adequado e participação de mergulhadores em buscas está suspensa

O mergulhador do Corpo de Bombeiros está impedido de entrar na tubulação de Mãe Luíza, onde está o corpo do pedreiro Kleberson dos Santos, que foi sugado durante as chuvas do sábado (21). O motivo é que o Rio Grande do Norte não dispõe de roupa especial adequada para que o bombeiro retire com segurança o cadáver da tubulação. Assim, os trabalhos para tentativa de retirada do corpo seguem na tarde de hoje (27).
Júnior SantosTrajes disponibilizados pela Secretaria de Saúde não são adequados para busca por cadáver 
 Trajes disponibilizados pela
Secretaria de Saúde não são adequados para busca por cadáver
Na noite de ontem (26), mergulhadores do Corpo de Bombeiros sentiram um forte cheiro que poderia ser de cadáver próximo ao PV 5. Houve tentativas de desobstruir a tubulação com o hidrojato (jato de água) da Caern, na tentativa de conseguir acesso ao corpo. Porém, os mergulhadores deixaram o local devido ao risco de contaminação, caso fosse confirmado que o odor era decorrente de fluidos cadavéricos.

Pela manhã de hoje, os bombeiros solicitaram à Secretaria Estadual de Saúde uma roupa especial para que pudesse ser realizada a bisca e retirada do corpo por um mergulhador. No entanto, os três trajes disponibilizados, apesar de serem de segurança contra infecções, não atendiam às necessidades. Enquanto a roupa era nível "D" na escala utilizada pelos fabricantes de trajes desse tipo, a necessidade dos Bombeiros era de um traje nível "A".

Segundo o diretor de Departamento de Defesa Civil de Natal, Eugênio Soares, não foram encontrados trajes de nível "A" no Rio Grande do Norte. Com isso, a estratégia para retirada do corpo, por enquanto, não contará com a participação de mergulhadores.

Máquinas

Na noite de ontem, o hidrojato foi usado na direção do PV 4 ao 5. Hoje, como o terreno está mais sedimentado após a diminuição das chuvas, máquinas voltam a ser usadas para a remoção de terra entre a rua Guanabara e o PV 5. As equipes vão buscar retirar a terra para chegar à tubulação e fazer a retirada do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário