domingo, 25 de abril de 2021

 

Ceará recebe cilindros de oxigênio de outros estados após explosão em fábrica

White Martins e o Governo do Ceará já garantiram que não teria problema no abastecimento da rede pública de saúde aos pacientes de Covid-19. Uma das unidades da produtora de oxigênio explodiu neste sábado, em Fortaleza.

Por G1 CE


Unidade onde houve explosão era responsável pelo enchimento de cilindros. — Foto: Kid Júnior/SVM

Unidade onde houve explosão era responsável pelo enchimento de cilindros. — Foto: Kid Júnior/SVM

O Ceará está recebendo cilindros de oxigênio vindos de outros estados após a explosão ocorrida neste sábado (24) nas dependências da empresa White Martins, que fornece o elemento em forma gasosa para unidades hospitalares de Fortaleza e diversas cidades cearenses. O acidente deixou seis pessoas feridas e causou prejuízos a moradores do entorno, que tiveram janelas e portas danificadas.

 

Idema recomenda que municípios guardem parte do lixo encontrado em praias do RN para auxiliar na investigação da origem do material

Órgão do governo também sugere interdição dos trechos das praias que ainda possuam lixo e que haja a colocação de bandeiras vermelhas para indicar que locais estão impróprios para banho.

Por G1 RN


Ibama vai investigar aparecimento de lixo em praias

Ibama vai investigar aparecimento de lixo em praias

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) emitiu nota técnica para orientar os quatro municípios que registraram grande quantidade de lixo no litoral Sul do Rio Grande do Norte nos últimos dias. Pelo menos 3,5 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas em praias de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul e Nísia Floresta.

Entre as recomendações às prefeituras, o Idema pede que uma parte destes resíduos seja armazenada temporariamente para auxiliar nas investigações da origem, ainda desconhecida.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

 

Polícia Civil prende dois suspeitos de roubos a bancos no RN e acha arsenal com fuzis e mais de 20 kg de explosivos

Segundo investigadores, armas seriam usadas em resgate de comparsas presos. Operação aconteceu no sábado (17) e deteve um homem em Alexandria, no Oeste potiguar, e outro em João Pessoa.

Por G1 RN


Fuzis, munições e explosivos encontrados por policiais civis após prisão de suspeito de assaltos a bancos no RN — Foto: Cedida

Fuzis, munições e explosivos encontrados por policiais civis após prisão de suspeito de assaltos a bancos no RN — Foto: Cedida

Policias civis prenderam dois suspeitos de assaltos a agências bancárias e apreenderam três fuzis, pistolas, coletes a prova de balas e outros materiais que seriam utilizados em uma tentativa de resgate de comparsas em presídio do Rio Grande do Norte. Um dos suspeitos, de 31 anos, foi preso em Alexandria, no Oeste potiguar, e o outro, que tem 25, estava em João Pessoa.

As prisões ocorreram no último sábado (17). Segundo a Polícia Civil, ambos são suspeitos de integrar uma facção criminosa e investigados por assaltos a agências bancárias ocorridos em São Paulo do Potengi em outubro de 2020.

Contra o homem de 31 anos preso em Alexandria existem quatro mandados de prisão em aberto e nove processos judiciais. O suspeito estava escondido na zona rural, onde foi preso com duas pistolas calibre 9mm, sendo uma com seletor de rajada e numeração suprimida, além de dezenas de munições do mesmo calibre. No momento da abordagem, ele apresentou um documento falso, mas foi reconhecido pelos policiais.

Após a sua prisão, o homem colaborou com os policiais, indicando uma granja onde estavam enterrados três fuzis de calibres 5,56 e 7,62; aproximadamente mil munições calibre 5,56; 90 munições de calibre 7,62; 13 munições de calibre 12; 142 munições de calibre 9mm; mais de 20 quilos de explosivos, seis coletes balísticos - um da Polícia Civil e outro da Polícia Militar do RN - balaclava e roupas utilizadas nas ações criminosas.

 

Covid-19: Pesquisadores da UFRN recomendam retomada de aulas presenciais na rede pública do RN

Relatório afirma que setor é o mais afetado ao longo da pandemia, por já estar há 13 meses sem qualquer retomada.

Por G1 RN


Escola Estadual Professora Judith Bezerra de Melo, em Natal. — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Escola Estadual Professora Judith Bezerra de Melo, em Natal. — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Em relatório publicado no sábado (17), pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica e Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recomendaram a retomada das atividades escolares da rede pública de ensino, em todo o estado, de forma híbrida - com aulas presenciais e à distância.

Seis das sete recomendações no documento, que fez uma análise do cenário da pandemia no Rio Grande do Norte após o feriado da Semana Santa, estão relacionadas à estruturação das escolas e volta às aulas. Para os pesquisadores, o retorno das atividades rede pública de ensino em formato híbrido é possível, desde que ocorra de forma faseada, “baseando-se nos indicadores epidemiológicos e assistenciais".

 

Dia do Exército Brasileiro

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril

Esta data homenageia a força e presença do exército nacional brasileiro como entidade de proteção do território e nação brasileira.

O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco.

Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa.

Atualmente o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importância dessa Força Armada.

O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica.

 

Dia do Índio

Dia Nacional do Índio
Celebrado por Povos indígenas do Brasil






Índia Tobá (Brasil) fotografada por Marc Ferrez, 1876.

O Dia do Índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5 540 de 1943.[1]

A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso de 1940.

A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

sexta-feira, 16 de abril de 2021

 

aior produtor mundial de vacinas pede a Biden que encerre embargo de matérias-primas

Instituto Serum, da Índia, tem acordo para fornecer vacinas contra a Covid-19 para a Covax, coalizão de mais de 150 países liderada pela OMS. Empresa fabrica o imunizante de Oxford.

Por Lucas Sampaio, G1


Laboratório do Instituto Serum da Índia, o maior fabricante mundial de vacinas, na cidade em Pune, em foto de 21 de janeiro de 2021 — Foto: Rafiq Maqbool/AP

O chefe da maior fabricante de vacinas do mundo pediu nesta sexta-feira (16) ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que suspenda a proibição de exportação de matérias-primas para conseguir fazer mais vacinas contra a Covid-19.

"Respeitável presidente dos EUA, se quisermos realmente nos unir para vencer este vírus, em nome da indústria de vacinas fora dos EUA, eu humildemente solicito que levantem o embargo às exportações de matéria-prima para que a produção de vacinas possa aumentar", afirmou Adar Poonawalla.

Poonawalla é presidente-executivo e dono do Instituto Serum, da Índia. A empresa tem um acordo para fornecer 1,1 bilhão de doses para a Covax, coalizão de mais de 150 países liderada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para adquirir e distribuir vacinas contra a Covid-19 a países pobres.

 

Após derrota no clássico, elenco do Flamengo treina pela manhã; Arrascaeta faz tratamento

Uruguaio se reapresenta normalmente e realiza tratamento de entorse no tornozelo. Pedro treina com o grupo e fica à disposição para enfrentar a Portuguesa

Por Felipe Schmidt — Rio de Janeiro


Boletim do Flamengo: entenda o impasse envolvendo o contrato de Arrascaeta

Boletim do Flamengo: entenda o impasse envolvendo o contrato de Arrascaeta

Sem tempo a perder para o elenco do Flamengo. Após a derrota no clássico para o Vasco na noite de quinta-feira, o grupo se reapresentou às 9h30 desta sexta-feira, no Ninho do Urubu. Entre eles, estava Arrascaeta, meia que vive um imbróglio com a diretoria devido a uma divergência contratual.

 

Grêmio elege preferência, avança por Tiago Nunes e também organiza estrutura do futebol

Presidente Romildo Bolzan deve nomear vice de futebol para a pasta e tem em ex-Corinthians nome preferido

Por Eduardo Deconto e Eduardo Moura


Se há uma fila para ser o próximo técnico do Grêmio, lá está Tiago Nunes na ponta. O ex-comandante do Corinthians é o preferido do clube gaúcho neste momento. A ideia não é avançar por um estrangeiro, caso de Guillermo Barros Schelotto, levado ao Tricolor por empresários. A diretoria também tem a intenção de fechar o organograma do futebol nos próximos dias.

O cenário ideal prevê a estruturação do departamento antes do acerto com o novo técnico. Assim, o profissional já chega com um vice-presidente de futebol definido, diretores escolhidos e até eventualmente um executivo. Mas os contatos com Tiago Nunes já começaram.

Ano passado, Tiago Nunes já havia sido elogiado em determinados momentos de mais pressão a Renato. Odair Hellmann, atualmente nos Emirados Árabes, chegou a ser consultado como uma espécie de plano B.

Diego Aguirre também é um nome levado ao clube, como foi Schelotto. Lisca foi outro nome que circulou durante a quinta-feira.

 

Prefeitura de Caicó abre seleção com mais de 370 vagas de trabalho temporário e salários de até R$ 10 mil

Contratos terão validade de um ano com possibilidade de prorrogação. Inscrições seguem abertas até 28 de abril.

Por G1 RN


Parte das vagas oferecidas é para o Hospital do Seridó, em Caicó — Foto: Prefeitura de Caicó

Parte das vagas oferecidas é para o Hospital do Seridó, em Caicó — Foto: Prefeitura de Caicó

A prefeitura de Caicó, na região Seridó potiguar, abriu processo seletivo simplificado para contratação de 374 servidores temporários, além de cadastro reserva com salários de até R$ 10 mil. Os contratos oferecidos são de um ano, podendo ser prorrogado por mais um.

Há vagas para profissionais de nível fundamental a superior e os salários variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil, dependendo da função e da carga horária de trabalho.

As inscrição foram abertas nesta sexta-feira (16) e vão ate o dia 28 de abril. Segundo o edital, elas serão feitas exclusivamente de forma online, no site da (Funcern), com pagamento de taxa de R$ 40 para os cargos de nível médio e fundamental e R$ 60 para nível superior.

A seleção é organizada pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). De acordo com o edital, a classificação dos candidatos será feita por meio de análise de currículos, com pontuação por meio de títulos de formação acadêmica e experiência profissional.

Moradores do povoado currais Novos, temem que a quadra da comunidade venha a cair com as chuvas,aja em vista, que a aprede está so no tijolo.Isso facilita a infiltração da água.Segundo informações ja foi solicitado a manutenção.

 Pode ser uma imagem de ao ar livre

Pode ser uma imagem de parede de tijolos e ao ar livre

 

RN recebe novo lote com 89,4 mil doses de vacina contra a Covid-19

Carga chegou na madrugada e será distribuída aos municípios ainda nesta sexta, segundo o governo. As doses, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, são voltadas aos potiguares idosos, trabalhadores da saúde e forças de segurança

Por G1 RN


RN recebe novo lote com 89,4 mil doses de vacina contra a Covid-19 — Foto: Raiane Miranda/Assecom/Governo do RN

RN recebe novo lote com 89,4 mil doses de vacina contra a Covid-19 — Foto: Raiane Miranda/Assecom/Governo do RN

O Rio Grande do Norte recebeu um novo lote de vacinas contra a Covid-19 na madrugada desta sexta (16). São 89,4 mil doses, entre imunizantes CoronaVac/Butantan e Oxford/Fiocruz, que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribuirá aos municípios potiguares ainda nesta sexta.

As doses, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, são voltadas aos potiguares idosos, trabalhadores da saúde e forças de segurança. As 36.400 doses da CoronaVac serão divididas entre a primeira dose para pessoas entre 60 e 64 anos, trabalhadores da segurança e da saúde, além da dose 2 para quem trabalha na saúde e idosos entre 65 e 69 anos.

sábado, 3 de abril de 2021

 

Título inédito e mais premiação: o que vale a Recopa Sul-Americana para o Palmeiras

Verdão abre disputa com o Defensa y Justicia no próximo dia 7, em Buenos Aires

Por Felipe Zito — São Paulo


Abel Ferreira fala sobre o retorno ao Brasil e planejamento do Palmeiras para 2021

Abel Ferreira fala sobre o retorno ao Brasil e planejamento do Palmeiras para 2021

Depois de fechar 2020 com três títulos, o Palmeiras abre sua busca por novas conquistas na próxima semana, quando enfrenta o Defensa y Justicia, da Argentina, valendo a taça da Recopa Sul-Americana. O jogo de ida é no dia 7, em Buenos Aires.

Atual campeão da Libertadores, o Verdão busca contra os argentinos, atuais campeões da Copa Sul-Americana, seu primeiro título na competição.

 

Em 31 cidades de SP, vereadores tiveram gastos em 2020 acima da arrecadação do próprio município

Aspásia, na região de Rio Preto e Araçatuba, apresentou a maior diferença a despesa com vereadores x receita da cidade: 211,6%. Borá tem o maior custo per capita com os parlamentares, de R$ 859,19 por habitante.

Por Vivian Reis, G1 SP


Borá, o menor município do estado de São Paulo e o segundo menor do Brasil, tem o maior custo per capita para manutenção da Câmara Municipal: R$ 859,19 por habitante. Média no estado é de R$ 85,81 por habitante com este custo — Foto: Paulo Liebert/Estadão Conteúdo

Borá, o menor município do estado de São Paulo e o segundo menor do Brasil, tem o maior custo per capita para manutenção da Câmara Municipal: R$ 859,19 por habitante. Média no estado é de R$ 85,81 por habitante com este custo — Foto: Paulo Liebert/Estadão Conteúdo

Em 31 cidades paulistas, os vereadores tiveram gastos em 2020 acima da arrecadação do próprio município, apesar do cenário de pandemia e calamidade pública, de acordo um levantamento divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

O TCE levantou os dados das 644 Câmaras Municipais paulistas. A única que fica de fora é a Câmara Municipal de São Paulo, cujo levantamento é de responsabilidade do Tribunal de Contas do Município (TCM)).

 

Entenda o que pode e o que não pode funcionar com o novo decreto do governo do RN

Decreto foi publicado nesta quinta-feira (1º) e começa a valer a partir de segunda (5), com duração até o dia 16 de abril.

Por G1 RN


Saiba as medidas do novo decreto do governo do RN

Saiba as medidas do novo decreto do governo do RN

O governo do Rio Grande do Norte publicou na tarde desta quinta-feira (1º) o novo decreto com medidas restritivas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no estado. As medidas valem a partir de segunda-feira (5) e vão até o dia 16 de abril. Até o dia 5, portanto, segue em vigência o atual decreto de isolamento social rígido, que foi ampliado até o domingo (4).

Entre as principais medidas, o novo decreto publicado nesta quinta estabelece toque de recolher das 20h às 6h e integralmente aos domingos e feriados. O documento também flexibiliza o funcionamento de igrejas, comércios e escolas, desde que seguidas normas específicas.


Comércio do Alecrim, Natal, RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida

Vejas as medidas

  • Fica restabelecido o "toque de recolher", consistente na proibição de circulação de pessoas em todo o Estado do Rio Grande do Norte, como medida de diminuição do fluxo de pessoas em ruas e espaços públicos e consequente mitigação de aglomerações, aos domingos e feriados, em horário integral; e nos demais dias da semana, das 20h às 06h da manhã do dia seguinte.

Não se aplicam as medidas de toque de recolher às seguintes atividades:

  • I - serviços públicos essenciais;
  • II - serviços relacionados à saúde, incluídos os serviços médicos, hospitalares, atividades de podologia, entre outros;
  • III - farmácias, drogarias e similares, bem como lojas de artigos médicos e ortopédicos;
  • IV - supermercados, mercados, padarias, feiras livres e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar, vedada a consumação no local no período do toque de recolher;
  • V - atividades de segurança privada;
  • VI - serviços funerários;
  • VII - petshops, hospitais e clínicas veterinária;
  • VIII - serviços de imprensa e veiculação de informação jornalística;
  • IX - atividades de representação judicial e extrajudicial, bem como assessoria e consultoria jurídicas e contábeis e demais serviços de representação de classe;
  • X - correios, serviços de entregas e transportadoras;
  • XI - oficinas, serviços de locação e lojas de autopeças referentes a veículos automotores e máquinas;
  • XII - oficinas, serviços de locação e lojas de suprimentos agrícolas;
  • XIII - oficinas e serviços de manutenção de bens pessoais e domésticos, incluindo eletrônicos;
  • XIV - serviços de locação de máquinas, equipamentos e bens eletrônicos e eletrodomésticos;
  • XV - lojas de material de construção, bem como serviços de locação de máquinas e equipamentos para construção;
  • XVI - postos de combustíveis e distribuição de gás;
  • XVII - hotéis, flats, pousadas e acomodações similares;
  • XVIII - atividades de agências de emprego e de trabalho temporário;
  • XIX - lavanderias;
  • XX - atividades financeiras e de seguros;
  • XXI - imobiliárias com serviços de vendas e/ou locação de imóveis;
  • XXII - atividades de construção civil
  • XXIII - serviços de telecomunicações e de internet, tecnologia da informação
  • e de processamento de dados;
  • XXIV - prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doenças dos animais;
  • XXV - atividades industriais;
  • XXVI - serviços de manutenção em prédios comerciais, residenciais ou industriais, incluindo elevadores, refrigeração e demais equipamentos;
  • XXVII - serviços de transporte de passageiros;
  • XXVIII - serviços de suporte portuário, aeroportuário e rodoviário;
  • XXIX - cadeia de abastecimento e logística