domingo, 28 de fevereiro de 2016

Ortopedista potiguar esclarece causas e prevenção da LER

Mais de 3 milhões de brasileiros sofrem de Lesões por Esforços Repetitivos.
Neste domingo é celebrado o Dia Internacional de Prevenção à LER.

Do G1 RN
Ergonomia é fundamental para uso do computador no ambiente de trabalho (Foto: Marina Gadelha)Ergonomia é fundamental para uso do computador
no ambiente de trabalho (Foto: Marina Gadelha)
Fadiga muscular, dor, formigamento, alteração da temperatura, sensibilidade e processos inflamatórios em tendões ou ligamentos são apenas alguns dos sintomas das Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ocasionadas por repetições do mesmo movimento em frequência elevada ou fora do eixo normal. Neste domingo (28), Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos, as atenções são voltadas ao problema que atinge cerca de 3,5 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ortopedista do Hospital Memorial, em Natal, Ricardo Gomes, explica que essa síndrome clínica tem origem antiga, especialmente depois da industrialização, e pode acontecer por fatores diversos. Por exemplo, uma criança que adora jogar videogame com joy stick utiliza exaustivamente o dedo polegar, e caso realize o movimento durante muitas horas em vários dias seguidos, corre o sério risco de desenvolver uma tendinite de abdutor do polegar. Nesse típico caso de LER, o tratamento é feito inicialmente com antiinflamatórios e imobilização, e a cirurgia deve ser considerada a última alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário