quarta-feira, 8 de julho de 2015

Ex-hanseniano que viveu isolado na mata por 9 anos pede indenização

No AC, mais de 300 aguardam revisão de lei que beneficia ex-hansenianos.
Deputada estadual do AC solicita apoio de deputados federais.

Iryá Rodrigues Do G1 AC
Ex-hanseniano diz que viveu dos 9 aos 18 anos isolado na mata (Foto: Iryá Rodrigues/G1) 
 Ex-hanseniano diz que viveu dos 9
aos 18 anos isolado na mata (Foto: Iryá Rodrigues/G1)
O ex-hanseniano João Pereira do Nascimento, de 58 anos, tinha apenas 9 anos quando foi expulso da casa em que vivia com a mãe e os irmãos no seringal Sacado, no interior do Amazonas. Ele conta que o dono do seringal descobriu que ele estava com hanseníase e não permitiu que ele vivesse mais no local. João Nascimento teve que viver isolado da família até os 18 anos, em uma casa construída no meio da mata. Hoje, ele mora em Rio Branco e luta por uma indenização.
Se me vissem, jogavam pedras em mim e me chamavam de leproso"
João Pereira do Nascimento, ex-hanseniano
“Estávamos todos em casa quando três policiais chegaram em um barco e mandaram minha mãe me entregar para eles. Lembro que chorei muito e minha mãe ainda tentou reverter a situação. Meus irmãos construíram uma casa a 500 metros de distância da que morávamos e eu fui para lá. Fiquei nove anos largado e sozinho no meio da mata”, conta o ex-hanseniano.
Sobreviver foi uma vitória. Ele conta que, para se alimentar, a mãe levava a comida todos os dias até a metade do caminho, e ele ia até o local buscar. “Nós não podíamos nos encontrar. Eu ia em um horário que sabia que a comida já estaria lá, e ela não estava mais. Para tomar banho era outro sacrifício, eu tinha que sair de casa até o rio à noite, para não encontrar com ninguém. Se me vissem, jogavam pedras em mim e me chamavam de leproso”, relata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário