domingo, 14 de junho de 2015

Uso de ácido hialurônico pode acelerar recuperação de condromalacia patelar

Sobrecarga do joelho causada por movimentos cíclicos repetitivos é frequente entre corredores e pode levar à destruição total da cartilagem

Por São Paulo
Dor no joelho euatleta (Foto: Getty Images)Nem sempre a condromalacia vem acompanhada de dores no joelho (Foto: Getty Images)
condromalacia patelar faz parte da lista de doenças de sobrecarga do joelho causadas por movimentos cíclicos repetitivos, como a tendinite patelar, a tendinite quadricipital, hoffite,etc. Portanto, ela é muito frequente na corrida de rua, corrida de montanha, corrida de aventura, enduro a pé e trekking. A lesão consiste em um amolecimento da cartilagem, que pode evoluir para sua total destruição.  
Sabe-se que a cartilagem articular lesada possui potencial de cicatrização muito limitado. Isso se deve às suas propriedades histológicas que, ao contrário da maioria dos tecidos do corpo, possui pouquíssimas células (hipocelularidade), não possui vasos sanguíneos (avascularidade), não possui terminações nervosas (aneural) e é riquíssimo em água. Consequentemente, uma vez lesada, a reação inflamatória é muito pequena, e a possibilidade de reparo é quase nula.  
As mulheres parecem estar especialmente em risco de desenvolvê-la. O uso de salto alto, que mantém o joelho em constante desaceleração, é um fator importante, mas estudos têm também indicado um funcionamento diferente do joelho em comparação ao masculino. 
Devido ao fato de o amolecimento e as erosões na cartilagem patelar serem frequentemente encontrados na população após os 30 anos e nem sempre estarem ligados à dor, existe uma tendência a tratar as pessoas com dor no joelho originada na cartilagem patelar através dafisioterapia
O fortalecimento da musculatura da coxa e do quadril é considerado a pedra angular do bom resultado. Havendo alivio das dores, "devolvemos" aos poucos o paciente ao esporte. Isso, obviamente, sob contato continuo entre o treinador e profissionais da saúde.  
E naquelas pessoas que não evoluem bem? Os sinais de alerta de má evolução de uma condromalacia incluem: 
- aumento da dor durante o treino;
- persistência da dor em atividades da vida diária;
inchaço no joelho;
- dor muscular associada;
atrofia do músculo anterior da coxa (quadríceps).

Nos casos em que a reabilitação bem executada não surte o resultado desejado e o tratamento cirúrgico ainda não se enquadra, há a opção de realizar uma infiltração com acido hialurônico, conhecida no meio médico comoviscossuplementação. Existem diversas marcas e concentrações do produto por centímetro cúbico. A indicação dependerá sempre da experiência do médico e do tempo em que se espera a ação do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário