terça-feira, 10 de julho de 2012

MORRE DOM EUGÊNIO NO RIO DEJANEIRO

Dom Eugênio, uma vida dedicada à Igreja

Dom Eugênio, que tinha 91 anos, será velado a partir de meio-dia desta terça-feira na Catedral Metropolitana, no Rio de Janeiro.

Por Dinarte Assunção, com informações da Rádio Vaticano

Às 22h30 desta segunda-feira, a Igreja perdeu o Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. Ele morreu na Residência Assunção, onde morava, no Sumaré, por infarto agudo do miocárdio.

Dom Eugênio, que tinha 91 anos, será velado a partir de meio-dia desta terça-feira na Catedral Metropolitana, onde será enterrado, na quarta-feira, às 15h. Durante o velório, haverá missas a cada duas horas. Por meio de nota divulgada na madrugada desta terça-feira, o governador Sergio Cabral decretou luto oficial de três dias.

Dom Eugênio faria 69 anos de sacerdócio, 58 de episcopado, 43 de cardinalato, em seus quase 92 anos de vida. Ele sagrou 22 bispos e ordenou 215 sacerdotes.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, "Ele era um homem de Deus e serviu a Jesus Cristo. Sempre esteve presente nos momentos importantes do Brasil, principalmente na questão dos refugiados e na defesa dos perseguidos e teve presença marcante na Igreja do Brasil e do Vaticano. Trabalhou em educação de base e na evangelização nas arquidioceses do Rio, Natal e Bahia. Viveu quase 92 anos principalmente por presença significativa na Igreja e no Brasil. Ele foi alguém que sem dúvida soube viver dando continuidade aos ensinamentos."

O lema de Dom Eugênio era: "Impendam et Superimpendar" (2Cor 12,15) "De mui boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós").

Nascido em Acari, no Rio Grande do Norte, no dia 8 de novembro de 1920, Dom Eugênio de Araújo Sales fez seus primeiros estudos em Natal, no Rio Grande do Norte, e ingressou, em 1931, no Seminário Menor. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Dom Eugênio foi ordenado sacerdote no dia 21 de novembro de 1943.

Nenhum comentário:

Postar um comentário