terça-feira, 7 de março de 2017

Hipopótamo em Natal é o primeiro do Brasil a receber próteses dentárias

Yago sofre de bruxismo e desgastou os dentes roendo a parede do cativeiro.
Com dor de dente e exposição de canal, animal recebeu próteses metálicas.

Andréa Tavares e Fred CarvalhoDo G1 RN
O hipopótamo Yago, do Aquário de Natal, ganhou próteses dentárias de metal (Foto: Claudio Moura)O hipopótamo Yago, do Aquário de Natal, ganhou próteses dentárias de metal (Foto: Claudio Moura)
Residente no Aquário de Natal há dois anos, o hipopótamo Yago foi o primeiro animal da espécie a receber próteses dentárias de metal. Biólogo e um dos proprietários do aquário, Douglas Brandão explica que o procedimento foi necessário pois Yago criou um vício de roer as paredes do recinto onde vive e desgastou os dentes até a exposição do canal dentário.
“Ele sentia dor e não se alimentava corretamente. Foi então que resolvemos trazer profissionais de outros estados para cuidar dele”, disse o biólogo. Douglas explicou que os dentes dos hipopótamos nunca param de crescer e na natureza eles desgastam naturalmente com madeira e a comida. O tratamento exigiu planejamento de meses, com cerca de 20 profissionais envolvidos, entre médicos veterinários, biólogos, dentistas, protéticos e tratadores. Segundo Douglas, todo o tratamento custou cerca de R$ 25 mil.
O hipopótamo Yago, do Aquário de Natal, ganhou próteses dentárias de metal (Foto: Claudio Moura)O hipopótamo Yago, do Aquário de Natal, ganhou próteses dentárias de metal (Foto: Claudio Moura)
A logística de trabalho exigiu modificações na estrutura do recinto para permitir o manejo do animal e minimizar riscos. Os hipopótamos, apesar de parecerem mansos nos desenhos animados, estão longe de serem assim. É o animal que mais mata pessoas na África.
Quando perguntado sobre a relação com o estresse, o biólogo ressaltou que a equipe faz de tudo para diminuir a reação. “Ele é como uma criança. Fazemos de tudo para diminuir o estresse. Colocamos brinquedos, pneus e brincamos com ele”, explicou.
O hipopótamo Yago, do Aquário de Natal, ganhou próteses dentárias de metal (Foto: Andréa Tavares/G1)O hipopótamo Yago, do Aquário de Natal, ganhou próteses dentárias de metal (Foto: Andréa Tavares/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário