quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Ofícios apontam que Governo do RN sabia de risco de rebelião em Alcaçuz

Documentos enviados pela diretoria de Alcaçuz alertavam para 'risco iminente'.
Alcaçuz foi palco de matança de pelo menos 26 detentos em janeiro.

Andréa Tavares, Fred Carvalho e Julia CarvalhoDo G1 RN
  •  
19/01 - Presos são vistos durante um confronto de facções na penitenciária de Alcaçuz, perto de Natal, no Rio Grande do Norte (Foto: Andressa Anholete/AFP)1Presos são vistos durante um confronto de facções na penitenciária de Alcaçuz (Foto: Andressa Anholete/AFP)
Uma série de documentos assinados pela diretoria da Penitenciária Estadual de Alcaçuz mostra que a Secretaria de Justiça e Cidadania havia sido informada sobre “o risco iminente de uma rebelião” na maior penitenciária do Rio Grande do Norte. Alcaçuz foi palco de uma matança que deixou pelo menos 26 detentos mortos entre os dias 14 e 15 de janeiro. A direção da unidade alertou a Sejuc sobre os riscos de uma fuga em massa, rivalidade entre facções, invasões, mortes e a presença de explosivos e armas de fogo. “Queremos evitar um caos”, diz um dos documentos.
 
As documentações estão anexadas à sindicância, relativa à Alcaçuz, que apurou o que houve no dia 14 de janeiro deste ano, data de início da maior rebelião do sistema prisional do RN. Um dos anexos mais antigos é de abril de 2016 e descreve Alcaçuz como "uma bomba relógio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário