terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Após matança em Alcaçuz, RN cria Plano Diretor do Sistema Penitenciário

Segundo Coape, Plano Diretor deve diagnosticar sistema prisional no RN.
Alcaçuz foi palco de matança de pelo menos 26 detentos em janeiro.

Do G1 RN
Penitenciária Estadual de Alcaçuz (Foto: Andréa Tavares/G1)Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi palco de matança e rebeliões em janeiro (Foto: Andréa Tavares/G1)
O Governo do Estado tem 60 dias para lançar o Plano Diretor do Sistema Penitenciário do Estado do Rio Grande do Norte. O Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (6) anunciou a criação da comissão para elaboração do Plano, medida que acontece após a maior crise penitenciária do estado. Pelo menos 26 detentos foram mortos entre os dias 14 e 15 de janeiro durante uma rebelião que se estendeu por mais de 10 dias na Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

A determinação do governador Robinson Faria é que os órgãos indiquem os representantes em até 5 dias e que o plano seja elaborado em até 60 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 30 dias.
De acordo com o diretor da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), Zemilton Pinheiro da Silva, o Plano Diretor será responsável por avaliar o sistema penitenciário e formular propostas para a reforma do sistema. “Diante desse diagnóstico poderemos dar segmento às propostas elencadas e avaliar a melhor forma de lidar com a crise”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário