sexta-feira, 3 de outubro de 2014


Disputa fica acirrada pelo 2º lugar

A três dias da eleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) ampliou ainda mais a vantagem em relação à principal adversária, Marina Silva (PSB), e chegou a 47% dos votos válidos, de acordo com pesquisa Ibope divulgada ontem. Na disputa pela segunda vaga em um eventual segundo turno, Marina voltou a oscilar para baixo, enquanto o tucano Aécio Neves permaneceu no mesmo patamar pelo quarto levantamento seguido. Em dois dias, segundo o Ibope, Dilma passou de 39% para 40% das intenções de votos totais, enquanto Marina variou de 25% para 24%, e Aécio ficou nos 19% que apresenta desde a metade de setembro. Nos votos válidos - quando se exclui da conta os brancos, nulos e eleitores indecisos - o placar é de 47%, 28% e 22%, respectivamente.
Arquivo TNDilma, Aécio e Marina são os principais candidatos na disputa presidencial 
 Dilma, Aécio e Marina são os
 principais candidatos na disputa presidencial

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a presidente conseguiu sair do empate técnico e abriu sete pontos porcentuais de vantagem (43% a 36%). Em um confronto direto contra Aécio, a petista teria vitória ainda mais folgada se a eleição fosse hoje: 46% a 33%.
Desde o dia 15 de setembro, a taxa de votos válidos em Dilma subiu paulatinamente nas pesquisas Ibope (42%, 43%, 45% e agora 47%), o que reabre a possibilidade de uma vitória no primeiro turno. Para que isso ocorra, ela precisará de pelo menos 50% dos válidos (maioria absoluta) no domingo. Em 2010, quando concorreu pela primeira vez, a petista não passou dos 47% na primeira rodada da eleição.

Considerando-se os votos totais, Dilma subiu cinco pontos porcentuais no Nordeste, seu principal reduto eleitoral. Lá, ela tem 54% das intenções de voto. Marina vem a seguir, com 24%, e Aécio aparece com apenas 7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário